Friday 13 March 2015

Festas Típicas Lusófonas


Festas Típicas Lusófonas
Antes de começar com este artigo, é importante definir o que é o mundo lusófono, o mundo lusófono consistir de oito países dentro de quatro continentes: Portugal, Brasil, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Moçambique e Cabo Verde. 



Todas países têm culturas diferentes mais devido ao colonização portuguesa todas países partilha a mesma idioma, o Portuguese. A festa lusófona mais conhecida no mundo lusófono obviamente é o carnaval no Rio de Janeiro que têm um influencia grande dos paises Lusofonos de Africa, mais em este articulo eu vou falar sobre algumas festas tipicas lusófonas que não são muitas conhecidas.

Festa de Santa Cruz- Cabo Verde



A verdade é que não há muito informação sobre as festas do Cabo Verde, contudo eu encontrou um pouco da festa de Santa Cruz. A  festa de Santa Cruz é oficialmente é o dia 03 de Maio como sendo de libertação de escravos e é o festa tradicional mais importante da ilha Cabo Verde, mas as celebrações começam dois dias antes y toda a ilha festeje-se. O dia comemora a liberação de esclavos na ilha porem como muitas festas do mundo lusófono, têm uma grande influencia africana e uma influencia religiosa. 


Carnaval – Angola



As festas têm muita importância na Angola e são um parte grande da cultura Angolana. Eu decidi de investigar o carnaval porque quando as pessoas falam de carnaval, imediatamente pensam no Brasil, mas o carnaval de Angola e muito grande também e merece mais reconhecimento. O carnaval angolano pelo menos á data de 1857, anteriormente o carnaval foi proibido durante os anos de 1920 e 1930 e também em 1961. Entretanto na atualidade hoje é a festa mais celebrado em tudo Angola. Cada região de Angola têm seu próprio carnaval, que também têm seus característicos únicos e suas próprias maneieras de expressar através da musica, dança e artes. O semba é o musica mais popular no carnaval, mais também poderia escutar a musica de Kabetula, Kazukuta e Kudora e cada tipo musica também têm seu próprio estilo de dança. Por abaixo pode olhar uma vídeo do carnaval angolano.


O Tchiloli – São Tome e Príncipe



Também me São Tome e Príncipe como o resta das países lusófonas, as festas têm muita importância no pais. O Tchioli é como espetáculo na rua em que grupos recriam uma peca portuguesa escrito por Baltazar Dias no seculo  XIV. Essa peca expressa a mistura das culatras europeu e africana e está em cartaz como ambas culturas coexistem de dura para até 8 horas. O site oficial da direção geral de turismo de São Tomé e Príncipe descreve o teatro como “encena um dilema moral extremo: um pai, o Imperador Carlos Magno é confrontado com um filho homicida e é dilacerado pelo conflito entre deveres paternais privados e os deveres da justiça pública” .

Siga você o link por abaixo e olhar um pouco da festa do Tchiloli


Essas são poucos exemplos das festas tipicas Lusófonas, as festas são muitas importantes no mundo lusófono e há muito mais que também não são muito conhecidos. Eu desejo que vocês investiguem-as já!


Por Tanya Compas